Informação Home Contactos Mapa do Site
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Liga dos Campeões: Milan-PSG
Calendário
Ligações

Piscinas Municipais
Serra d'Arga
Caminho de Santiago
Aves de Portugal - Estuário do Rio Minho
Património Natural


 

Fauna e Flora

A Serra d'Arga apresenta uma elevada biodiversidade, onde a fauna, a flora, os fatores climáticos, e a fraca influência do homem, contribuem para que a Serra d'Arga mantenha um rico e diversificado património natural. Neste espaço natural podemos encontrar uma diversidade de tipos de paisagem, locais ideais para a observação de espécies, para a vivência de experiências no contacto com a natureza, como são: os Campos de Cultivo, a Floresta Produtiva e Bouças, a Floresta Ripícola, os Matos e Charnecas e as Turfeiras.

 

Campos de Cultivo

A paisagem agrária das "Argas" identifica-se com a típica estrutura parcelaria da região do Alto Minho, onde predominam as terras de cultivo em socalcos.

Das diversas culturas ainda produzidas pelos agricultores da serra, que contribuem para a manutenção da flora autóctone, destacam-se: as forragens, o centeio, o milho, e os produtos hortícolas . Destacam-se ainda as comunidades de musgo e líquenes, plantas e fetos, com o seu importante papel de abrigo a uma fauna muito diversificada.

 

Floresta Produtiva e Bouças

Dentro da variedade de espécies e ecossistemas existentes na Serra d'Arga poderá descobrir a Floresta Produtiva e as Bouças.

As bouças assemelham-se a bosques onde proliferam inúmeras e importantes espécies da flora original de Serra d'Arga como: o Carvalho, o Castanheiro (Castanea sativa), entre muitas outras espécies. As bouças são ainda habitats ideais para diversos animais: como o Toirão (Mustela putorius), o Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), e diversos pássaros.

Na floresta produtiva poderá observar o pinheiro-bravo, o Pinheiro Manso (Pinus pinea), o Sobreiro (Quercus suber), o Carvalho Comum (Quercus robur), entre outras espécies. É nestes habitats que muitas espécies animais encontram abrigo e alimento: como a raposa (Vulpes vulpes), o Javali (Sus scrofa), entre muitas outras espécies.

 

Floresta Ripícola

A floresta ripícola depende da humidade do solo, guardando no seu meio uma elevada diversidade de espécies, como o Salgueiro (Salix atroccinera), Azevinho (Ilex aquifolium), Feto-real (Osmunda regalis), entre outras.

Neste habitat diversas espécies de animais selvagens, muito dependentes da humidade e da presença de água, tais como: a Rã Ibérica (Rana iberica), a Rã Verde (Rana perezi), a Toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), e a Truta-de-rio (Salmo truta), podem ser observados.

 

Matos

Os matos da Serra d'Arga constituem um ótimo habitat, para o Coelho Bravo (Oryctolagus cuniculus) e como local de alimento para a raposa (Vulpes vulpes

Nos matos da Serra d'Arga, predominam espécies como o Tojo, a Urze (Calluna vulgaris), a Carqueja (Chamaespartium tridentatum), e nas ravinas e linhas de água surgem as giestas (Cytisus scoparius) e a Urze Branca (Erica arborea).

 

Charnecas e Turfeiras

Nos extensos planaltos da serra d'Arga, a partir da cota de 600 metros, onde se encontram as Chãs, encontramos espécies de elevado valor ecológico.

É nesta área de charnecas e turfeiras, afastada da ação quotidiana do homem que se encontram os habitates do Lobo-ibérico (Canis lupus signatos) e o Garrano (Equus caballus).


 
Caminha Turismo 2023, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :