A paisagem da Serra d'Arga integra elementos que constituem a paisagem arquitetónica da Serra d'Arga conferindo-lhe uma forte identidade local de elevado valor histórico e etnográfico. As suas construções arquitetónicas resultam da adaptação humana ao espaço geográfico, onde estabeleceu a sua forma de vida, de entre as quais podemos salientar:
A Casa Típica
As casas da Serra d'Arga são construídas com os materiais da região, maioritariamente o granito e xisto. As paredes apresentam-se irregulares, são feitas com pedra piçarra e granito.
Outra referência são as vedações dos quintais formados normalmente por xisto encastelado, pedra sobre pedra, à volta da casa de habitação.
Espigueiros
Os espigueiros surgem pela necessidade de armazenagem e secagem dos cereais, nomeadamente o milho, cereal base da produção agrícola da Serra.
São construídos de pedra de xisto, apresentam um aspeto rude, pela irregularidade dos seus contornos, localizam-se na sua maioria na eira, local onde se recolhem as produções agrícolas.
Espigueiro em Pedra - Arga de Cima
Moinhos
Nos principais cursos de água podem ser encontrados os moinhos da Serra d'Arga. São edifícios de reduzidas dimensões, construções toscas de pedra solta, cobertura de placas de xisto ou granito. Estes elementos patrimoniais apresentam particularidades bem interessantes para a etnografia local.
São um exemplo de aproveitamento energético encontrado pelas gentes da serra para moagem dos cereais.
Arga de Cima
Pontes
Construídas por grandes lajes de xisto colocadas horizontalmente sobre os ribeiros. As pontes surgem com a fixação da população à Serra, de modo a facilitar as acessibilidades aos locais de mais difícil acesso.
Pontão do Lobo - Arga de Cima
Mosteiro de S. João d'Arga
O Mosteiro de S. João d'Arga como elemento característico do património arquitetónico eclesiástico assume um papel de destaque no património histórico-arquitetónico do Concelho. A capela do mosteiro, de origem românica, ainda mantém vestígios que a reportam ao século XII.
Integrado num espaço físico com fortes tradições no meio rural, constitui-se como fator dinamizador da região relacionado com a Romaria de S.João d'Arga, a mais antiga e popular do Alto Minho.