1. Trilho do Cabeço do Meio-Dia
Este trilho, de âmbito cultural e de pequena rota, apresenta um percurso de 8 Km, com um grau de dificuldade fácil.
Com partida na Capela de Santo Antão, os caminhantes que escolhem este trilho passam por vários caminhos florestais e atravessam o ribeiro de Pombas, para visitarem o Moinho das Pombas de baixo. Passam também pelo Moinho Velho e pelo Moinho Novo. Chegados ao Cabeço do Meio-Dia, os caminheiros encontram-se a uma latitude de 550 metros e seguem para o Moinho de Baixo, pela ponte e moinhos da Gândara. Este percurso termina no Pontão do Lobo, que tem um valor incalculável para o património arquitetónico e etnográfico da Serra d'Arga.
Âmbito do Percurso:
Cultural
Ponto de Partida:
Capela de Santo Antão - Arga de Cima
Distância Percorrida:
8 km
Duração do Percurso:
3 horas
Grau de Dificuldade:
Fácil
Cota Máxima Atingida:
550 metros (Cabeço do Meio Dia)
2. Trilho da Pedra Alçada
É um recurso pedestre de caráter ecológico e panorâmico, de pequena rota. A distância a percorrer é de 11,5 Km e o grau de dificuldade é considerado como moderado.
Este trilho permite alcançar do ponto mais alto do Concelho - Pedra Alçada, a 742 metros de altitude, de onde se pode observar uma magnífica panorâmica sobre o mar e sobre a foz dos rios Minho e Coura.
Para além da paisagem maravilhosa, durante o trilho podem ser apreciadas várias espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, o Mosteiro de São João d'Arga, cascatas e paisagens naturais criadas pelo ribeiro de S. João e a típica povoação de São João d'Arga.
Âmbito do Percurso:
Ecológico-Panorâmico
Ponto de Partida:
Largo da Igreja de Arga de S. João
Distância Percorrida:
11,5 Km
Duração do Percurso:
4 a 5 horas
Grau de Dificuldade:
Moderado
Cota Máxima Atingida:
742 metros (Pedra Alçada)
3. Trilho da Chã da Franqueira
É um percurso pedestre de âmbito cultural e paisagístico, de pequena rota, cujo percurso é de 5 Km, com um grau de dificuldade classificado como fácil.
Este trilho tem como finalidade dar a conhecer parte do rico património histórico e natural da Serra d'Arga. Ao longo do percurso podem ser visitados lugares de singular beleza, como os espaços rurais únicos, quedas de água das Penas e campos agrícolas trabalhados em socalcos.
Âmbito do Percurso:
Cultural - Paisagístico
Ponto de Partida:
Largo da Igreja de Arga de Baixo
Distância Percorrida:
5 Km
Duração do Percurso:
3 horas
Grau de Dificuldade:
Fácil
Cota Máxima Atingida:
480 metros
4. Trilho da Chã Grande
O trilho é de âmbito ecológico e cultural, de pequena rota, cujo percurso é de 12 Km e de grau moderado.
Com partida no Largo da Igreja de Arga de Baixo, este trilho permite avistar os prados que constituem o lugar de Valverde, o Alto da Fonte da Urze, onde nasce o Rio Âncora, e onde se observa a imensidão da Chã Grande. Permite ainda descer até aos moinhos do Covão e observar as típicas casas alto-minhotas, os verdes campos cercados por muros de pedra solta e os espigueiros que conservam as características primitivas.
Âmbito do Percurso:
Ecológico-Cultural
Ponto de Partida:
Largo da Igreja de Arga de Baixo
Distância Percorrida:
12 Km
Duração do Percurso:
5 horas
Grau de Dificuldade:
Moderado
Cota Máxima Atingida:
803 metros (Alto da Portela)
5. Trilho Por Entre o Mar e a Montanha
Este trilho, de âmbito paisagístico e ecológico e de pequena rota, apresenta um percurso de 19,3 Km, com um grau de dificuldade moderado.
Tem início junto ao Parque de Campismo do Camarido, passando pelas muralhas até ao Alto da Espiga, permitindo desfrutar da belíssima paisagem sobre o Estuário dos rios Minho e Coura. Continua até à ermida românica de S. Pedro de Varais, onde se observa uma magnífica paisagem sobre o vale do rio Âncora e a costa atlântica. Alcança-se a seguir o marco geodésico de Cobertorinho e, adiante, um cruzeiro que culmina no penedo do Sino dos Mouros. Depois de se atravessar a EN 13, chega-se à praia de Moledo. Atravessando a Mata Nacional do Camarido regressa-se ao ponto partida.
Entidade Promotora
VALIMAR ComUrb
Localização do Percurso
Vilarelho
Tipo de Percurso
Pequena Rota
Âmbito do Percurso
Paisagístico e Ecológico
Ponto de Partida
Parque de Estacionamento do Camarido
Distância Percorrida
19,3 km
Duração do Percurso
5 h 30 m
Grau de Dificuldade
Moderado
Cota Máxima Atingida
410 metros (Alto da Espiga)