Com um clima ameno, a serra d'Arga possui recursos hídricos livres de poluição como o caso dos Ribeiros de Agra e de S. João. As linhas de água são uma fonte importante para atividades de recreio e lazer.
Possui um importante espaço florestal, utilizado para uso lenhoso, para a produção de mel, a produção de caça e atividades recreativas.
Nas atividades recreativas tem, entre outras, quatro percursos pedestres:
-
Trilho da Chã Grande: (percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR)), sendo o primeiro percurso registado e homologado da Região Norte (1-N).
-
Trilho da Pedra Alçada: (percurso pedestre de Pequena Rota (PR)), sendo o décimo segundo percurso registado e homologado da Região Norte (12-N)
-
Trilho do Cabeço do Meio-dia: (percurso de Pequena Rota (PR)), sendo o terceiro percurso registado e homologado da rede de percursos pedestres do concelho de Caminha (3-CMN).
-
Trilho da Chã da Franqueira: é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR), sendo o quarto percurso registado e homologado da rede de percursos pedestres do concelho de Caminha (4-CMN).
Os trilhos estão disponíveis para venda no Centro de Interpretação da Serra d'Arga e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Ancora.
A Serra possui ainda a Escola de Escalada de Penice. É uma zona com uma estrutura de apoio à prática de escalada em rocha, a qual possui cinco setores: Escola, Esfola, Caverna, Alpino e Pioneiros.
|