Rotas e Itinerarios

O território da Valimar tem à disposição oito Rotas Turísticas, temáticas e transversais à região, a partir da sinalização dos principais recursos turísticos de cada um dos municípios que a integram.
No caso de Caminha, por ser um dos concelhos localizado no litoral, são quatro as rotas turísticas que o visitante pode escolher. Essas rotas desvendam a verdadeira história do concelho, através dos seus castros e castelos, natureza e cultura, centro histórico e monumentos religiosos.

“Castros e Fortes do Litoral”
Esta rota pretende dar a conhecer os castros e fortes situados no cordão litoral do território da VALIMAR ComUrb. Em Caminha, o percurso inclui a visita ao Forte do Cão (Âncora), ao Dólmen da Barrosa, ao Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e à praia de Moledo, de onde se avista o Forte da Ínsua.

“Natureza e Cultura do Litoral”
A rota visa mostrar as áreas protegidas do litoral e outros espaços com algum tipo de proteção legal. Fazem parte deste roteiro as duas áreas protegidas existentes, acrescidas da Serra d’Arga e do cordão litoral entre Caminha e Viana do Castelo, incluindo a Mata Nacional do Camarido. O percurso em Caminha contempla a visita ao Centro de Interpretação da Serra D’Arga, Miradouro da Fraga, Mata Nacional do Camarido e Praia de Moledo.

“Centros Históricos do Litoral”
Esta rota possibilita uma visita aos Centros Históricos de Viana do Castelo e Caminha, bem como ao de Ponte de Lima. No caso de Caminha, a rota inclui uma visita ao Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, uma passagem pelo centro histórico da vila medieval de Caminha, e a visita ao Mosteiro de S. João d’Arga. 

“Litoral Religioso”
Esta rota mostra a riqueza do património arquitetónico religioso, através de uma visita aos principais locais religiosos situados fora dos centros urbanos. Em Caminha, o percurso contempla uma visita ao Mosteiro de S. João d’Arga, à Igreja Matriz e à Misericórdia, ao Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora.