Como funciona o intercâmbio?

Como funciona o intercâmbio

Como funciona o intercâmbio

Um programa de intercâmbio estudantil é uma excelente oportunidade se você busca crescer profissionalmente, aprender um segundo idioma, fazer cursos que não existem em seu país de origem e conhecer uma cultura totalmente diferente ou mesmo todas as opções ao mesmo tempo.

Como estudar em outro país?

Um dos pontos de partida para planejar sua viagem é fazer um orçamento de intercâmbio para ver qual você quer fazer, e já prevemos que você tem várias possibilidades. Além disso, é imprescindível levar em consideração muitos outros fatores: o destino que deseja visitar, o tempo que deseja permanecer no país e os objetivos que deseja alcançar.

Neste artigo, iremos ajudá-lo com todas essas questões. Junte-se a nós!

O que é um programa de intercâmbio de estudantes?

Inicialmente, um programa de intercâmbio de alunos foi definido como a transferência mútua de alunos de um local para outro. Assim, enquanto você ia morar com uma família de outro país, sua família recebeu um aluno que veio de lá.

A partir da década de 1980, os programas de intercâmbio se diversificaram. Atualmente, o termo designa qualquer período de estudos de uma pessoa no exterior para ter algum avanço acadêmico sem a estrita necessidade de fazê-lo por meio de uma família, visto que existem outros tipos de acomodação disponíveis.

O que você pode estudar em um programa de intercâmbio de estudantes?

O programa de intercâmbio estudantil voltado para línguas estrangeiras é bastante comum, principalmente quando se trata de inglês. Nesse tipo de curso, o foco de morar em outro país é aprender e desenvolver um novo idioma.

A duração pode ser de 2 semanas (mínimo), sendo que o tempo máximo varia de acordo com a necessidade do aluno, que geralmente varia de 1 a 6 meses.

A modalidade de intercâmbio no Ensino Médio é destinada a jovens de 14 a 19 anos que desejam cursar um semestre, um ano ou o ensino médio completo no exterior.

Durante este período, para além da aprendizagem da língua, os alunos frequentam regularmente a escola, como qualquer jovem, o que permite uma verdadeira experiência de imersão na cultura do país.

Os certificados são emitidos durante a realização de um curso no exterior que complementa, aprimora e inova o conhecimento em uma determinada área.

O programa de intercâmbio de certificação tem como foco o treinamento prático. É ideal para quem pretende melhorar a sua profissão, ou mesmo para quem pretende partir para novos horizontes e investir numa nova carreira. Sua duração pode ser de até 1 ano.

Diplomas são semelhantes às certificações. São especializações em áreas específicas, porém atuam com mais profundidade no aprendizado. Ao longo do programa, os alunos concluem o trabalho acadêmico, bem como o treinamento e o treinamento prático. Eles podem durar de 1 a 3 anos.

Diploma de bacharel

O Bacharelado é um diploma equivalente a um diploma de bacharel concedido por universidades. Requer uma carga e um número mínimo de créditos para concluir a graduação. Dependendo do curso, a duração desse tipo de intercâmbio estudantil pode chegar a 4 anos.

Mestrado

O mestrado equivale ao que conhecemos como mestrado – um grau acadêmico de pós-graduação posterior ao bacharelado. Em geral, os programas de mestrado duram 2 anos além do bacharelado.

Pontos importantes do programa de intercâmbio estudantil

Definição de meta

A principal decisão sobre o seu comércio deve girar em torno do objetivo. Se você ainda não o definiu bem, pergunte-se o seguinte: “Por que eu quero viajar?”. É para aprender outro idioma, buscar qualificação profissional, fazer um curso de graduação ou mestrado?

São vários os motivos que levam jovens e adultos a buscar uma experiência no exterior. Alinhar esse propósito vai facilitar muito o planejamento de sua viagem.

Escolha de destino

Para escolher o destino ideal, você precisa se entender, suas preferências, gostos e objetivos – você vê a importância da seção anterior. Por exemplo, se pretende estudar e ter uma experiência de trabalho, só o pode fazer em países como Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Dubai e Malta.

O estilo de vida, a cultura local e até a gastronomia também são aspectos a ter em consideração. Além do clima, fator que influencia diretamente na rotina de quem faz intercâmbio em outro país. Se você gosta de praia e gosta de clima quente, recomendamos a Austrália. Se o vento de inverno faz você se apaixonar, é mais provável que o Canadá seja o seu destino.

Reserve algum tempo para pesquisar os países disponíveis. E se você tiver a possibilidade de conversar com seus amigos ou conhecidos que viveram a experiência de um programa de intercâmbio estudantil, eles serão de grande ajuda.

Duração da troca

A duração do intercâmbio está relacionada ao destino e ao tipo de programa escolhido. Como você já viu, existem opções de 2 semanas a 1 ano ou mais. Tudo depende da sua disponibilidade, capacidade de investimento e objetivos.

Você pode aproveitar os cursos de curta duração se não tiver muito tempo. Várias escolas de idiomas ao redor do mundo oferecem esses tipos, que você pode conciliar com suas férias de estudo ou trabalho, por exemplo.

Se você tiver mais recursos, também pode desfrutar de um intercâmbio de 3 meses. Com isso, você pode aprimorar seu inglês, conhecer melhor o dia a dia dos moradores da região e vivenciar o dia a dia deles.

Agora, se o tempo não é problema, vale a pena investir em uma verdadeira experiência de imersão em uma nova cultura.

Intercâmbios de longa duração são ideais para falar um novo idioma com fluência, estudar o ensino médio, fazer um mestrado ou carreira e aproveitar ao máximo o que o destino tem a oferecer em turismo, cultura, arte, costumes e, claro, estudos.

É importante sempre ter em mente que um programa de intercâmbio de estudantes não envolve apenas o domínio de uma língua estrangeira. Um de seus maiores benefícios é viver em um contexto cultural que abre seus olhos para a amplitude do mundo, mudando suas perspectivas pessoais e educacionais.

Quanto mais tempo você passa no país, mais você irá explorá-lo, apreciá-lo e compreendê-lo. Independentemente do tipo de programa a escolher, uma coisa é certa: é uma experiência que vai mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

blog

7 pontos turísticos de Alagoas

Alagoas é um estado brasileiro que se destaca pelas belezas naturais, um dos grandes locais do nordeste que atrai muitos turistas, justamente pelas belas praias que possuem uma vista de tirar o fôlego. O estado possui praias, lagoas, rios, centros históricos e hospedagem incrível, tudo isso irá te proporcionar uma experiência única nesta região. Alagoas […]

Read More
blog

Melhores destinos de férias em 2021

A cidade de Itapema no litoral catarinense é um dos destinos preferidos para quem busca lazer e segurança no mesmo lugar. Aos poucos a pandemia começa a dar sinais de chegar ao fim e o turismo começa a ficar aquecido. Os atributos da cidade são grandes atrativos para quem pensa em investir em imóveis em […]

Read More
blog

7 cidades para morar bem no Brasil

Morar bem não se resume a apenas um grande e confortável imóvel. Obviamente, isso contribui para sua qualidade de vida, mas é fato que não ter facilidades, bons serviços e segurança no dia a dia, pode impactar negativamente a rotina. Sendo assim, ao ter flexibilidade para mudar de cidade, ou precisar se mudar por motivos […]

Read More